Câmera Hiperbárica
A câmara hiperbárica é um tratamento baseado na respiração de oxigênio em grande quantidade, num local com pressão atmosférica mais elevada do que no ambiente normal. Quando isto acontece, o corpo absorve mais oxigênio através dos pulmões e há um aumento da circulação sanguínea, o que pode estimular o crescimento de células saudáveis e combater o desenvolvimento de bactérias.
Para que serve
Os tecidos do corpo necessitam de oxigênio para funcionarem corretamente e, quando ocorre uma lesão em alguns destes tecidos, é preciso mais oxigênio para reparação. A câmara hiperbárica oferece mais oxigênio nestas situações em que o corpo precisa se restabelecer de alguma lesão, melhorando a cicatrização e combatendo infecções.
Desta forma, pode ser usada para tratar várias doenças, como por exemplo:
- Feridas que não cicatrizam, como pé diabético;
- Anemia grave;
- Embolia pulmonar;
- Queimaduras;
- Envenenamento por monóxido de carbono;
- Abscesso cerebral;
- Lesões causadas por radiação;
- Doença de descompressão;
- Gangrena.
Este tipo de tratamento é prescrito pelo médico em conjunto com outros medicamentos e por isso é importante não abandonar o tratamento convencional. Além disso, a duração do tratamento com a câmara hiperbárica depende da extensão das feridas e da gravidade da doença, mas o médico pode recomendar até 30 sessões desta terapia.