Florence Nightingale

"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!"

Câmera Hiperbárica


A câmara hiperbárica é um tratamento baseado na respiração de oxigênio em grande quantidade, num local com pressão atmosférica mais elevada do que no ambiente normal. Quando isto acontece, o corpo absorve mais oxigênio através dos pulmões e há um aumento da circulação sanguínea, o que pode estimular o crescimento de células saudáveis e combater o desenvolvimento de bactérias.

Existem dois tipos de câmara hiperbárica, sendo uma para uso exclusivo de uma pessoa e a outra para uso de várias pessoas ao mesmo tempo. Estas câmaras são encontradas em clínicas particulares e estão disponíveis em hospitais do SUS em algumas situações, como por exemplo, para tratamento do pé diabético.É importante saber que este tipo de procedimento ainda não tem comprovação científica e nem estudos suficientes que apontam cura de doenças como diabetes, câncer ou autismo, porém alguns médicos podem sugerir este tipo de tratamento quando outros tratamentos não apresentam resultados esperados.
 

Para que serve

Os tecidos do corpo necessitam de oxigênio para funcionarem corretamente e, quando ocorre uma lesão em alguns destes tecidos, é preciso mais oxigênio para reparação. A câmara hiperbárica oferece mais oxigênio nestas situações em que o corpo precisa se restabelecer de alguma lesão, melhorando a cicatrização e combatendo infecções.

Desta forma, pode ser usada para tratar várias doenças, como por exemplo:

  • Feridas que não cicatrizam, como pé diabético;
  • Anemia grave;
  • Embolia pulmonar;
  • Queimaduras;
  • Envenenamento por monóxido de carbono;
  • Abscesso cerebral;
  • Lesões causadas por radiação;
  • Doença de descompressão;
  • Gangrena.

Este tipo de tratamento é prescrito pelo médico em conjunto com outros medicamentos e por isso é importante não abandonar o tratamento convencional. Além disso, a duração do tratamento com a câmara hiperbárica depende da extensão das feridas e da gravidade da doença, mas o médico pode recomendar até 30 sessões desta terapia.

 


Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
julho 2022

 

 

Tecnologia do Blogger.