Florence Nightingale

"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!"

Ceftriaxona

 




Semelhante à penicilina, a Ceftriaxona injetável é um antibiótico usado para eliminar o excesso de bactérias que podem causar infecções como a sepse, meningite, pneumonia e outras doenças. O medicamento Ceftriaxona pode ser encontrado em forma de ampola para injeção com os nomes Rocefin, Ceftriax, Triaxin ou Keftron. 


Ceftriaxona intramuscular age ao inibir a síntese da membrana celular das bactérias. A substância pertence ao grupo de medicamentos anti-infecciosos e aos subgrupos antibacterianos e cefalosporina de 3ª geração, tendo um espectro de ação muito mais amplo para os gram-negativos (bactérias que não retêm o corante violeta de genciana durante o recurso ao protocolo de coloração de Gram) do que as cefalosporinas de 1ª e 2ª geração.


Para que serve o antibiótico Ceftriaxona?

A Ceftriaxona injetável é indicada no combate de infecções provocadas por microrganismos gram-positivos e gram-negativos susceptíveis, como infecções urinárias, respiratórias, abdominais, da pele e tecidos moles, dos ossos ou articulações, renais e do trato urinário, faringites, otite média e amigdalites, sinusites e gonorreia.

medicamento Ceftriaxona também é indicado na prevenção de infecções após intervenções cirúrgicas, em pacientes com chances de desenvolver infeções urinárias ou gastrointestinais. 

Como diluir e administrar a Ceftriaxona injetável?

O medicamento Ceftriaxona deve aplicado por um profissional de saúde por meio de uma injeção. A quantidade administrada depende do tipo de infecção, sua gravidade e do peso do paciente. O tempo de tratamento varia de acordo com a evolução da doença.


Para adultos e crianças com mais de 50 kg, geralmente, a dose recomendada é de 1 a 2 g uma vez por dia. Em casos mais graves, a dose pode ser aumentada para 4 g uma vez ao dia. Em crianças com idade entre 15 dias e 12 anos com peso inferior a 50 kg: a dose recomendada é de 20 a 80 mg por cada kg de peso por dia. Já em recém-nascidos com menos de 14 dias, a dose recomendada é de cerca de 20 a 50 mg por cada kg de peso corporal por dia, não devendo ultrapassar esta dose.


Confira abaixo como funciona a diluição de medicamentos:





Contraindicação da Ceftriaxona

A Ceftriaxona intramuscular não deve ser utilizada em recém-nascidos prematuros ou com hiperbilirrubinemia e pessoas que apresentaram alguma reação alérgica prévia a cefalosporinas, penicilinas e seus derivados ou penicilamina. Em mulheres grávidas ou lactantes não há estudos adequados que comprovem problemas, ficando a critério do médico.  


É preciso avaliar os riscos versus os benefícios do uso do medicamento Ceftriaxona. Em pessoas com histórico de doença gastrintestinal, como colite ulcerativa, enterite regional ou colite associada a antibióticos, o medicamento pode agravar a colite pseudomembranosa. Já em pessoas com histórico de doença com sangramento, pode ocorrer sangramento por hipoprotrombinemia; diminuição da função renal; doença na vesícula biliar, trato biliar, fígado ou pâncreas. Em pacientes com dieta restritiva de sal, é preciso considerar que há 3,6 mEq de sódio por grama de produto.

Quais os efeitos colaterais da Ceftriaxona?

Diarreia, fezes amolecidas, eosinofilia, trombocitopenia, leucopenia, aumento das enzimas hepáticas e erupção cutânea são os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com o medicamento Ceftriaxona, acometendo cerca de 10% dos pacientes. No local da injeção, pode ocorrer enduração, retesamento e aumento da temperatura.  


A Ceftriaxona intramuscular também pode aumentar os riscos de hemorragias com inibidores da agregação plaquetária, anticoagulantes orais,  heparina e agentes trombolíticos. O medicamento não deve ser associado com soluções intravenosas contendo cálcio na mesma linha e nem em linha separada ao mesmo tempo — o intervalo de administração deve ser de, no mínimo, 48 horas. Pode ocorrer precipitação cálcio-Ceftriaxona nos pulmões e rins e morte, particularmente em recém-nascidos a termo ou prematuros.


Outras reações adversas podem acontecer no aparelho digestivo (náuseas, vômitos e diarreia) e hipersensibilidade (caracterizadas geralmente por erupções cutâneas, urticária, prurido, artralgias e, por vezes, embora raramente, reações anafiláticas). Mais raramente, podem ocorrer reações adversas no sangue (eosinofilia, agranulocitose e trombocitopenia) e no fígado (alterações das enzimas hepáticas e icterícia colestática).


Fonte: Hospitalar Distribuidora

Tecnologia do Blogger.