Anatomia
SISTEMA ESQUELÉTICO
CONSTITUIÇÃO ÓSSEA
Os ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unidos uns aos outros, por intermédio das articulações constituem o esqueleto. É um tecido vivo, complexo e dinâmico (são vascularizados e inervados).
Participa de um contínuo processo de remodelamento dinâmico, produzindo osso novo e degradando o velho.
Os ossos são formados por substâncias responsáveis pela sua consistência e por sua firmeza, que são:
Colágeno: Substância orgânica que constitui uma rede no espaço intercelular. É uma proteína que lhes concede elasticidade, flexibilidade e resistência. Sua falta torna o osso quebradiço.
CAMADAS DO TECIDO ÓSSEO
Periósteo: tecido conjuntivo que reveste a superfície externa do osso, exceto nas articulações; formando uma membrana dura e resistente. Protege o osso, serve como ponto de fixação para os músculos e contém vasos sanguíneos. Os vasos sanguíneos penetram no interior do osso, ao contrário dos nervos, que acompanham os vasos sanguíneos, mas permanecem no periósteo.
Tecido Compacto: células são bem unidas, proporcionando certa rigidez. Localizadas na camada superficial do osso promove proteção, suporte e resiste às forças produzidas pelo peso e movimento. Nos ossos longos encontram-se na diáfise.
Tecido Esponjoso: as células deixam espaços entre si, proporcionando um tecido menos rígido e com aspecto
poroso, ocupado pela medula óssea. Localizado na camada óssea profunda. Nos ossos longos encontra-se nas
epífises.
Medula Óssea: células que preenchem as cavidades do tecido esponjoso. Nos ossos longos está contida em uma cavidade central denominada canal medular. Compreende 2 tipos:
o Medula Óssea Vermelha: produzem as diferentes células sanguíneas e suas precursoras. Localiza-se na epífise dos ossos longos.
Medula Óssea Amarela: Composta de tecido adiposo é encontrada na diáfise dos ossos longos. No recém-nascido, toda a medula óssea é vermelha. Já no adulto, a medula vermelha fica restrita aos ossos chatos e
às vértebras. Nos ossos longos a medula vermelha transforma-se em amarela, com o passar dos anos.
às vértebras. Nos ossos longos a medula vermelha transforma-se em amarela, com o passar dos anos.