Sistema Articular
Articulações são as uniões funcionais entre dois ou mais ossos do esqueleto. Elas podem permitir amplo movimento ou nenhum. São divididas nos seguintes grupos, de acordo com sua estrutura e mobilidade:
Articulações Fibrosas ou Sinartroses: São as articulações imóveis (fixas), unidas por tecido conjuntivo fibroso.
Dividem-se em:
Sutura: articulação encontrada somente entre os ossos do crânio e da face.
Sindesmose: articulação encontrada somente entre os ossos da tíbia e fíbula; e rádio e ulna,
Gonfose: é uma articulação fibrosa especializada restrita à fixação dos dentes nas cavidades alveolares na mandíbula e maxilas.
Sutura Gonfose Sindesmose
Articulações Cartilaginosas ou Anfiartroses: permitem movimentos limitados. Divide-se em:
Sincondrose - São articulações temporárias, com a cartilagem sendo substituída por osso com o passar do tempo. Ex: entre as partes do esterno.
Sínfises - As superfícies articulares são cobertas por cartilagem hialina. Entre os ossos há um disco fibrocartilaginoso. Esses discos por serem compressíveis permitem que a sínfise absorva impactos. Ex: intervertebrais; sacrais; púbica;
Articulações Sinoviais ou Diartroses: articulações que permitem amplos movimentos. As faces articulares dos ossos não estão em continuidade. São constituídas por cápsula articular e ligamentos, que envolvem a articulação, impedem o movimento em planos indesejáveis e limitam a amplitude dos movimentos; por líquido sinovial, que lubrifica e facilita a movimentação; e por discos e meniscos, que tornam as superfícies articulares congruentes e agem como amortecedores de impacto.
São dividas de acordo com o grau de movimentação permitida em:
Monoaxial - movimentos apenas em torno de um eixo (1 grau de liberdade). Só permitem a flexão e extensão ou a rotação. Ex: cotovelo, interfalangianas, radio-ulnar.
Biaxial - movimentos em torno de dois eixos (2 graus de liberdade). Realizam extensão, flexão, adução e abdução. Ex: punho e polegar.
Triaxial - Realiza movimentos em torno de três eixos (3 graus de liberdade). As articulações que além de flexão, extensão, abdução e adução, permitem também a rotação. Ex: Ombro e quadril.