Florence Nightingale

"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!"

CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS


Os ossos são classificados de acordo com a sua forma (espessura, largura e comprimento) em: 

Ossos Longos: são aqueles em que o comprimento predomina sobre a largura e espessura. Os ossos longos apresentam uma escavação central que é o canal medular, onde se encontra a medula óssea. Os ossos longos são constituídos por um corpo ou diáfise e 2 extremidades ou epífises. Ex.: Fêmur. 

Ossos Curtos: as 3 dimensões se equivalem, são ossos cúbicos. Ex.: carpos.

Ossos Chatos (planos): são ossos finos, onde o comprimento e a largura predominam sobre a espessura. Ex: escápula.

Ossos Alongados: as costelas são ossos longos, porém achatados, e como não apresentam canal central, pertencem a outro grupo.  

Ossos Pneumáticos: são ossos ocos, com cavidades cheias de ar, apresentando pequeno peso em relação ao seu volume. Ex.: Frontal.

Ossos Irregulares: são aqueles que apresentam uma caracterização muito específica. Ex.: vértebra e maxilar. 

Ossos Sesamóides: Estão presentes no interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão e estresse físico, como as palmas e plantas. Ex.: patela 


Tecnologia do Blogger.